O lado oculto da internet (Parte I – Deep Web)

Série de três artigos sobre a WEB que muitos de nós não conhecemos. Parte I.

 

Navegando por um blog que eu gosto de acompanhar li o comentário de um rapaz que fala da deep web (ou web profunda, numa tradução literal e torta).  Antes de continuar gostaria de deixar claro que eu não sou profunda conhecedora da linguagem técnica da internet, acho que me enquadro na categoria de “usuária comum”, assim, se eu falar alguma besteira, por favor, sinta-se livre para me corrigir nos comentários.

Voltando…

Pois bem, a deep web, ou invisible internet (ou “internet invisível”) traz conteúdos que não aparecem nas ferramentas de busca comuns – como o google – é quase um rede de dados ocultos e difíceis de encontrar se você não usar ferramentas de busca feitas para rastrear informações na deep internet, como por exemplo o Incywincy.

Dentre as coisas que encontramos nesse dark side of the internet há sites de pessoas que propositalmente usam técnicas para que seus sites ou blogs não apareçam na rede superficial, há ainda sites que há muito tempo não são atualizados e portanto sumiram no mar de informações virtuais que aparecem no Google, e há ainda conteúdo de bancos de dados que simplesmente não são indexados pelas ferramentas de busca mais famosas. O fato é que há muitas informações interessantes nessa web invisível, mas há também coisas, digamos, inapropriadas e até criminosas. O mais incrível disso tudo é que a deep internet é maior do que a internet mais acessível, algumas estimativas otimistas propõem que o negócio é até 500 vezes maior do que a web visível.

De posse dessas informações e movida pela mais excruciante curiosidade fui me embrenhar pelos mistérios da web invisível. Comecei pela ferramenta de buscas Incywincy e devo confessar que nesta primeira exploração gostei do que vi. Bom, primeiro porque o Incywincy te leva para páginas que realmente não encontramos em ferramentas de busca famosas e muito dos conteúdos dessas páginas são de qualidade. Comecei a procurar por termos que trazem muitos resultados, por exemplo, no Google. Digitei “Adolf Hitler” no Incywincy e encontrei o site de uma revista eletrônica dedicada a estudos sobre provérbios, o artigo que encontrei era sobre a manipulação dos provérbios no livro Mein Kampf. É um artigo sério e sobre um aspecto do livro do Hitler que eu nunca vi ser trabalhado até agora.

Claro que não digitei nenhum termo escabroso, mas pelo visto o Incywincy é mais uma ferramenta de busca. Acho que não encontraremos lá mais coisas ilegais do que se encontra no Yahoo! Buscas, a diferença é que encontramos coisas que não encontramos em ferramentas tradicionais. Então vale a pena olhar. Há ainda outros meios para se procurar na deep web, mas dos que testei até agora o Incywincy parece o mais bacana.

Quais são as desvantagens?

- Bom, a maior parte do conteúdo está em língua inglesa.

- Li em algum lugar que os riscos de parar numa página maliciosa e acabar com um vírus no PC também são maiores nesse tipo de ferramenta de busca, mas pela minha experiência – ainda recente – na deep web me parece que tomando alguns cuidados básicos que já devem ser observados quando usamos a internet visível os riscos diminuem muito.

- Dependendo da ferramenta que você usar pode acabar numa página com conteúdo criminoso, mas novamente, a mesma coisa pode acontecer usando o Google.

Então se me perguntarem se eu aconselharia uma visita às ferramentas de busca da deep web eu diria que sim, mas sugeriria o Incywincy para marujos iniciantes desses mares nunca d’antes navegados.

Link para o IncyWincy: The Invisible Web Search Engine

O próximo artigo vai tratar de algo mais escondido ainda, a Dark Web. Algumas pessoas usam “Deep Web” e “Dark Web” como sinônimos, mas pelo o que vi as duas coisas parecem bem diferentes.

Aguardem.

Saiu a II parte! Leia aqui!

Seus comentários são muito importantes! Deixe sua opinião!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

