A TRAGÉDIA NÃO SERÁ LEMBRADA

E os jornais anunciam a tragédia. A tragédia anunciada, a tragédia causada por anos de descaso e abandono. A tragédia das medidas paliativas, do meio termo, do mais ou menos. A tragédia do deixa estar, dos currais eleitorais fundados na miséria e no oportunismo imbecil de quem enxerga glamour na pobreza. Mais de duzentas pessoas perderam a vida na chuva que escancarou a tragédia do poder público ineficiente e da máquina de gerar ONGs e votos que as favelas cariocas se transformaram. A quem interessa os becos insalubres, o tráfico de drogas, a bestialidade que nasce da ignorância? A ignorância de milhares de pessoas que vivem penduradas nos morros e que dão notícias para os jornais? A favela tirou deles a humanidade, a dignidade e a vida. Não há nada de bonito nisso…

E as notícias vão mudando, as pessoas esquecendo, o tempo passará e só lembraremos dos deslizamentos quando eles voltarem a assombrar nosso cotidiano e nos tirarem a fome na hora do almoço diante da televisão ligada e o espetáculo dramático de lama, pedra, lixo e corpos. E vamos lamentar, talvez verter algumas lágrimas, e depois deixar para lá. Pois o acontecido é irremediável e a tragédia vai inevitavelmente mostrar sua face negra, logo. Depois que o prefeito deixar os morros, depois que o governador voltar às viagens e as câmaras à roubalheira.

Não há surpresa nessa tragédia, sabíamos que aconteceria. Já aconteceu e acontecerá novamente. E ainda ficamos passíveis diante das explicações mais canalhas: “eu não sabia”. Não sabia, prefeito de Niterói? A culpa foi do cara lá de cima, presidente Lula? Ah! Nunca vistes os barracos encravados? nunca vistes um morro verde virar tijolos e zinco em menos de um ano? SABIAM, sabiam e deixaram. Pois são seus PACs malfeitos nas comunidades que garantem eleições e reeleições, é o asfalto vagabundo que torna o prefeito mais medíocre o herói dos miseráveis. E eles votam, e eles elegem, e vocês adoram.

Essa tragédia não é novidade. E os políticos continuarão a se fartar com os votos dos favelados que continuarão a existir e sofrer, vítimas da própria ignorância.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Seus comentários são muito importantes! Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: