A responsabilidade das nações

Dá-me sono – ou asco – ler, ver ou ouvir alguns falarem que o Brasil é assim por causa da colonização, que a culpa é de Portugal, dos EUA, ou de todo “explorador” continente europeu. Fico igualmente enfadada com essa mesma explicação simplista – e geralmente esquerdista – aplicada para todo e qualquer país ou continente pobre. Essa síndrome coitadista nos torna apáticas e apáticos, nos torna conformistas, tira de nós a responsabilidade por nossas próprias misérias, pior, tira de nós o protagonismo da nossa história e o poder de mudarmos nosso futuro.

Alegra-me ver que não sou a única a pensar assim. Quando perguntado sobre as mudanças necessárias para que o continente africano finalmente cresça, o economista camaronês Célestin Monga, em entrevista para a Isto É Dinheiro, afirmou:

Costumo dizer que a África possui quatro déficits. O primeiro é o déficit de autoestima. Os africanos não se levam a sério o suficiente devido à violência, à escravidão, ao colonialismo, que acabou há 50 anos, mas que ainda está na mente das pessoas. Os novos líderes se comportam como antigos colonizados. O segundo é o défici de liderança. É preciso desenvolver pessoas com visão e estratégias realistas para levar os africanos aonde querem chegar. O terceiro é o déficit de conhecimento, pois os africanos não são curiosos o suficiente. Ainda não tiramos vantagem das oportunidades de aprendizagem em todo o mundo geradas pela globalização. As pessoas na África podem viajar mais, vir para o Brasil, ir para a Índia, a China, e aprender, mas não fazem. O último déficit é o de comunicação. É a incapacidade de lidar e resolver os conflitos que existem em todas as sociedades. Na África não nos antecipamos aos problemas. Não fazemos nada sobre pequenos conflitos e, quando percebemos, eles se transformaram em guerras civis.

Se trocarmos “África” por “Brasil” as colocações de Monga continuarão corretas, não é?

Desafio: Sabemos bem que os Brazucas, ao contrário dos estadunidenses, são ótimos em geografia. E então? Qual é o mapa do Brasil e qual é o da África? 😛


Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Seus comentários são muito importantes! Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: