Bibliotecas virtuais – livre acesso

A vida dos pesquisadores não é fácil. Além das horas solitárias com muitas leituras, prazos apertados, dores na coluna por causa do tempo que passamos sentados, tendinite, problemas de visão e coisas do tipo, ainda sofremos para conseguir aquele artigo crucial disponível em uma revista que cobra os olhos da cara pelo acesso. Como estudo em uma grande universidade que paga caro para permitir que os alunos possam ter acesso às principais revistas e plataformas de periódicos, não sofro tanto assim desse mal. Mas sei que há muitos jovens estudantes de universidades menos badaladas e até mesmo pessoas que não tem vínculo formal com a academia mas adoram estudar e se aprofundar em determinados assuntos que são privados do acesso ao conhecimento.

Para ajudar essas pessoas faço uma pequena listinha com portais de periódicos e livros de acesso gratuito e livre para todos. Como a minha área de pesquisa é Humanidades a lista é tendenciosa. Mas é possível encontrar artigos e livros de diversas áreas nessas plataformas. Então prepare seu browser para ganhar alguns favoritos e vamos lá!

Scielo

Penso que o Scielo é a primeira parada para quem deseja iniciar uma pesquisa sobre algum tema. Com um grande acervo de materiais, sempre atualizados e, mais importante, gratuitos, o Scielo é o paraíso dos amantes do saber. Clique aqui para acessar!

Dialnet

Nem tudo o que está indexado no Dialnet é gratuito, mas há bastante coisa interessante e vale uma visita. (Em espanhol). Clique aqui para acessar!

Persée

Um portal dedicado às ciências humanas e sociais, além de revistas tem anais de congressos (que custam bem caro). Como é um programa francês de publicação eletrônica a maioria dos títulos está em francês, mas há material em outros idiomas. O Persée já me salvou algumas vezes então tenho um carinho especial por ele. Clique aqui para acessar!

Gallica

Presentinho da BnF (sigla para Bibliothèque Nationale de France) é um prato cheio para quem gosta de história. Há livros raríssimo digitalizados e disponíveis para todo mundo, artigos e até manuscritos. Clique aqui para acessar!

Europeana

"Diagrama do Mundo" - Nas Etimilogias de Isidoro de Sevilha. Manuscrito do final do século XII presente na British Library. Acessado pela Europeana!

Essa é quente. Conforme a definição oferecida pelo próprio projeto: : Europeana permite que as pessoas explorem os recursos digitais dos museus, bibliotecas, arquivos e coleções audio-visuais européias. Acesse!

Gostou? Então aproveita porque todo o material pode ser acessado e as vezes até baixado legalmente!!!

Tem muito mais sites legais, como o Brasiliana que está no começo, mas já disponibiliza material, e o Domínio Público.

Você pode ajudar a aumentar essa lista dando dicas nos comentários.

Boa leitura!

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Seus comentários são muito importantes! Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: