Haka – o grito Maori

Haka é o nome dado para diversas danças e cânticos maoris. Maori foi o termo adotado por diversas populações nativas da Nova Zelândia, e falo em diversas populações porque o termo se disseminou com a chegada dos europeus à região, de modo que é muito provável que realmente se refira a vários povos. Esse tipo de fenômeno não é incomum, durante a colonização do Brasil, por exemplo, muitas tribos acabaram se reunindo e adotando um nome em comum, o que dá a falsa impressão de que sempre foram um único grupo. Esse processo tem um nome, chama-se etnogênese. Um dia eu falo mais sobre isso.

Mas vamos voltar à Haka.

A seleção de rugby da Nova Zelândia tradicionalmente realiza uma das danças haka, a “Ka Mate“, antes de seus jogos e isso ajudou a popularizar esse traço da cultura Maori por todo o mundo, mas também deu a falsa idéia de que a haka é somente um canto de guerra. De fato há haka (o plural é haka mesmo) que eram realizadas antes das batalhas, elas consistem em geral num canto forte, puxado por um líder, onde os outros guerreiros respondiam também cantando alto, batendo os pés, as mãos nos peitos ou nas pernas e fazendo caras ameaçadoras para os inimigos, a intenção era motivar os guerreiros e também amedrontar os adversários. Mas as haka podiam ser interpretadas em momentos de grande alegria ou para recepcionar um visitante ilustre. Além disso, a haka não é realizada apenas por homens, em muitas delas as mulheres acompanham os guerreiros, há haka ainda que são realizadas majoritariamente por mulheres e outras por crianças. A Ka Panapana, por exemplo, começa com as mulheres a frente dos homens.

A primeira vez que tive conhecimento desse tipo de dança foi no filme “A Encantadora de Baleias”. O filme é adorável e deixo como sugestão para as noites geladas que se aproximam. Enquanto isso, fiquem com alguns vídeos de haka que pesquei no Youtube:

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Seus comentários são muito importantes! Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: